Matéria sobre DataFaz DCIM na Revista RTI

Specto implanta DCIM em hospital e órgão públicos

Aos poucos, as soluções de DCIM – Data Center Infrastructure Management System, automação com foco no monitoramento e gerenciamento de data centers, começam a se disseminar no país. A Specto, de Florianópolis SC, realizou cinco instalações da plataforma Datafaz DCIM entre o final de 2014 e o primeiro trimestre deste ano, sendo quatro em órgãos público e uma no Hospital Samaritano de São Paulo.

“O Datafaz é a única solução DCIM brasilieira, constituída de software e hardware, e presente hoje em mais de uma dezena de cliente”, diz Mauro Faccioni Filho, vice-presidente da Specto.

Entre os clientes está a Embrapa, Agroenergia, de Brasília, DF. A solução compreendeu a instalação de sensores, atuadores e demais dispositivos para a plataforma. Também inclui a integração com o sistema de UPS existente utilizando protocolo SNMP, bem como gestão e monitoramento de inundação com sensores tipo cordão, medidores de umidade, detectores de fumaça, medidores de energia trifásico, controles de acesso, câmeras de CFTV digitais IP PoE, servidores, controladora e cabeamento Categoria 6 para interligação dos dispositivos.

A plataforma também foi implantada no Cedasc – Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologia para Auditoria, vinculado ao TCE – Tribunal de Contas da Bahia. Além da instalação de sensores, atuadores e demais dispositivos, a solução inclui integração com controles de acesso utilizando cartão RFID (13, 56 MHz), scanner biométrico e equipamentos para o sistema de detecção e alarme de incêndio e com fluido Novec, da 3 M.

Outro cliente foi o TRT – Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região de Pernambuco, que adquiriu o sistema para monitoramento de condições ambientais das salas técnicas das varas de trabalho, das salas de datacenter e das salas de UPS da sede do Tribunal e da Studene, totalizando 47 sites. O projeto foi realizado com a plataforma DataFaz DCIM. “O produto é idealizado para ambientes de pequeno porte, como salas técnicas, racks, pequenos data centers, com software web central capaz de monitorar diversos sites remotos”, diz. “Cada um recebeu um kit composto por unidade controladora para rack 19”, um sensor de temperatura e um sensor de fumaça.

Em Santa Catarina, o Data Center do Ministério Público Federal da Procuradoria da República consistiu da controladora DataFaz principal, software DCIM de gerenciamento, controle, monitoração da solução, oito sensores de temperatura, dois sensores de umidade, quatro sensores de fumaça, um sensor de inundação, três sensores de presença, um medidor de energia trifásico, três câmeras digitais IP PoE e kit de controle de acesso.

Por fim, no hospital Samaritano, em São Paulo, o software analisa em tempo real e com visualização tridimensional o ambiente via web. A solução é composta de oito medidores de temperatura, quatro medidores de inundação tipo cordão (6 metros), oito medidores de umidade, oito detectores de fumaça, oito sensores discretos (sensor NA//NF), um multimedidor Power Logic PM210 (ModBus), bem como gateways e duas câmeras digitais IP PoE (CFTV).

Em todos os fornecimentos, a Specto também ficou encarregada dos serviços de configuração, treinamento de usuários e startup do sistema.“

Fonte:  Na Revista RTI, Julho de 2015, foi publicada matéria sobre o mercado brasileiro de DCIM e as implantações recentes da nossa Solução DataFaz – ww.arandanet.com.br/midiaonline/rti/2015/julho/index.php. Na mesma revista, há uma chamada para o evento NetCom 2015, no qual estaremos presentes com um Stand e duas palestras.